1. [PRESS] Interview for Porto Canal

You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.

2. [PRESS] Universidade do Minho cria robôs que tomam decisões

News link in correio do minho.

O Departamento de Eletrónica Industrial da Universidade do Minho está a desenvolver um projeto que procura responder ao desafio ambicioso de dotar robôs de uma mobilidade inteligente e adaptativa.

Segundo Cristina Peixoto Santos, professora da UMinho e coordenadora do projeto, “uma das aplicações futuras passa pela criação de próteses e membros artificiais mais naturais, contribuindo para a mobilidade, autonomia e reabilitação de pessoas com membros amputados”.

A inovação está em integrar controladores biológicos no modelo, conferindo aos robôs um padrão de movimento mais natural e menos robótico e uma capacidade de se adaptar ao meio em que se move.

O objetivo perseguido no trabalho “Locomoção Adaptativa e Inteligente” concentra-se na programação de robôs para que, de forma autónoma, tomem decisões, através de uma arquitetura, que reproduz o que se passa no sistema nervoso humano.
    >
    Neste projeto de investigação, que conta com a colaboração do Instituto Superior de Engenharia do Porto, desenvolve-se a arquitetura de controlo da locomoção de robôs quadrúpedes, que permitirá aos robôs lidarem com ambientes desconhecidos, sendo capazes de criar alternativas no seu percurso, perante diferentes tipos de terreno e obstáculos. A aplicação deste trabalho parte dos modelos biológicos, procurando replicar a resposta do sistema nervoso a problemas de controlo.

A originalidade do software de controlo reside na capacidade de aprendizagem, que permite que o robô assimile situações já experienciadas de forma a não repetir o mesmo erro. Este “Locomoção Adaptativa e Inteligente” é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com o montante de 197 mil euros e tem conclusão prevista para 2013.

AttachmentSize
    robotica_inteligente.flv14.94 MB

3. European Robotics Week

European Robotics Week: 28th of November – 4th of December 2011

The European Robotics Week offers one week of various robotics related activities across Europe for the general public, highlighting growing importance of robotics in a wide variety of application areas. The Week aims at inspiring technology education in students of all ages to pursue careers in STEM-related fields, i.e. science, technology, engineering and math.

The aim is to have several events dedicated to robotics throughout Europe within this week, such as open houses, lab tours, exhibitions, workshops / public talks / discussions, targeted educational reach-out-activities (at schools, universities, ….), challenges / competitions, media events (press conferences, filmings, photo shootings, …).

The ASBG group will participate in the event:

Public Talk about Robotics (http://www.eurobotics-project.eu/cms/index.php?idart=480)

with a public talk where Prof. Cristina Santos will discuss topics related to rehabilitation robotics.l

Date : 28.11.2011
    Time: 18:30 - 20:00